Dayana:

Hoje fomos caminhar para as bandas do Costão, uma comunidade (acho que é isso, não sei muito bem como definir) próxima. Apesar da proximidade, parece haver uma certa separação entre o Costão e a parte em que nossa casa fica (para trás do centrinho). Acho que a grande maioria dos frequentadores da Casa do Fandango mora para este lado, que é fisicamente um pouco diferente do Costão. A comunidade do Costão fica em uma região entre o mar e um morro. Enquanto do lado de cá temos várias ruas de terra e casas com terrenos (em geral), o Costão é formado por uma rua calçada com casinhas (na primeira metade em sua maioria mais antigas e de madeira e na segunda metade de material e maiores que as primeiras) coladinhas umas às outras de ambos os lados da rua – isso quando o mar não está colado à rua. Embora não aparente ter grandes diferenças econômicas entre as “duas comunidades”, Leco comentou que o Costão parece ser pensado por alguns moradores do “outro lado” [que não o Costão] DE MANEIRA PRECONCEITUOSA, PEJORATIVA* – isso levando em consideração alguns comentários e brincadeiras que ouviu. Perguntei se as ações da Casa do Fandango chegavam ao Costão e ele disse que achava que não**. Levantamos a possibilidade de estender as ações do projeto ao Costão através da inserção de uma das instalações no mesmo.
*As palavras em caixa alta substituem o termo "com um 'quê' de favela" utilizado em um primeiro momento no texto. Tal termo foi uma releitura do termo "tipo favela" utilizado por alguns guaraqueçabanos para se referirem ao Costão. Optei por realizar tal mudança em função dos comentários que tal expressão gerou e em respeito à comunidade que o vê como algo negativo.
** Contribuições: "tem SIM pessoas que Frequentam a casa do Fandango, e moram/moraram no Costão. Ex: Eu que já morei boa parte da minha vida, o Ademir Jr.(do contra), a Dayana que estava frequentando diariamente a casa do Fandango SÒ por causa do Projeto 'sobreposição caiçara'. Também tem outros garotos que frequentavam a casa, e faziam parte do MAMULENGO, mais acabaram indo embora." [contribuição de Hogo Peniche]
"O ponto é tão bem divulgado pras bandas de lá que quando vamos pros lados de lá o povo fica querendo saber quando será o próximo fandango ou quando será o próximo evento na CASA! POis conhecem e gostam do trabalho e ações do ponto." [contribuição de Leandro Diéguiz, coordenador do Ponto]

Foto: Leco de Souza (Costão)



 
 
 
 

Postar um comentário 6 comentários:

Hogo Peniche disse...

Daya&Leco, só lembrando que tem SIM pessoas que Frequentam a casa do Fandango, e moram/moraram no Costão. Ex: Eu que já morei boa parte da minha vida, o Ademir Jr.(do contra), a Dayana que estava frequentando diariamente a casa do Fandango SÒ por causa do Projeto 'sobreposição caiçara'.
Também tem outros garotos que frequentavam a casa, e faziam parte do MAMULENGO, mais acabaram indo embora. E quanto ao ''quê de favela'',que bom se Todas as favelas Fossem igual o Costão, onde tem VÀRIAS Casas Bonitas, não só no começo mais até o final. Vocêis tão um pouco enganados heim! ;)

12 de abril de 2009 às 19:21

Leandro disse...

Boa lembrança...Hogo
O ponto é tão bem divulgado pras bandas de lá que quando vamos pros lados de lá o povo fica querendo saber quando será o próximo fandango ou quando será o próximo evento na CASA! POis conhecem e gostam do trabalho e ações do ponto.
E o "quê" de favela não é um bom olhar para esses que vem para Guaraqueçaba fazer um projeto para valorizar a cultura caiçara...o pessoal de lá é tão "caiçara" quanto o pessoal que mora mais no (centrinho)de Guaraqueçaba, pois eles sim vivem em contato com a natureza em abundância...
Um dos fundadores dos Fâmulos era morador do COSTÃO, assim como fundadores da associação, frequentadores da CASA DO FANDANGO...enfim

Leandro Diéguiz
COORDENADOR DO PONTO DE CULTURA CASA DO FANDANGO

12 de abril de 2009 às 21:47

Unknown disse...

No meu ponto de vista o costão não é uma favela não eu acho q vocês q são de fora e vem pra cá teriam q conhecer melhor os lugares para depois postarem em seus blogs
um abraço e sucesso ..

13 de abril de 2009 às 15:49

Nosso Pixirum Guaraqueçaba disse...

MEUS AMIGOS (postagem e comentários) o que é uma favela??? o que vem a ser uma inclusão ou inserção social? ou digital? ou mesmo cultural? - que tal sentar-mos e conversar-mos a esses respeitos e definir-mos conceitos (antropológicos e históricos a respeito do Costão ou de outro bairro, sim porque eles existem) e depois postar-mos comentários, maldosos ou agressivos - nós sim é que nos comportamos como "selvagens", há e olha que somos inseridos na cota chamada "civilizada". tá feito o desafio da conversa, quem é que vem???????

13 de abril de 2009 às 23:45

Leandro disse...

Eu tô dentro...
Mais para esclarecer as coisas
Um abraço

14 de abril de 2009 às 20:15

Dayana Zdebsky disse...

1- Em função dos comentários e em respeito à vocês substituí o "com um quê de favela" pelas palavras em caixa alta (ver texto). Mas sinto muito informá-los que tal termo foi uma releitura do termo "tipo favela" utilizado por alguns guaraqueçabanos para se referirem ao Costão e não por nós, "que viemos de fora". Não foi uma invenção ou um achismo nosso. Aliás quem vem "de fora" nem consegue perceber esta "divisão" da cidade com facilidade. É preocupante e triste, eu sei, mas esta é a visão de alguns moradores de Guaraqueçaba. Outra: tratar o termo "favela" como algo simplesmente ruim é tão complicado quanto achar que o Costão é uma. É este tipo de pensamento que pode legitimar movimentos de gentrificação [traduzindo: "limpar" áreas de pobres para que os outros possam ocupá-las ou "ficar em paz").
2 - Ficamos agradecidíssimos em relação as informações relativas aos frequentadores da casa.
3 - Este é um blog processual e um espaço de discussão. Ele serve para todas as impressões que temos em relação ao projeto ou decorrentres dele, mesmo que apriorísticas. E por isso sempre enfatizamos a importância de vcs o acompanharem e, dentro do possível, contribuírem com o mesmo. É apenas um espaço diferenciado de discussão. Quem quizer postar qualquer coisa é só pedir o login e a senha.
4 - Ficamos super felizes com os comentários! É assim que o blog cumpre sua função.
5- Amanhã vai rolar uma discussão (18:00) na Caso do Fandango sobre o Costão e a produção da instalação de lá. Bora?
Abraços vários.

15 de abril de 2009 às 19:52

Postar um comentário