Dayana:
Acordamos cedinho novamente e fomos para o "ponto de barco" para voltar para Guaraqueçaba. Barco de Superagüi para Guaraqueçaba só segunda, quarta e sexta. Muito vento, mar agitado e aqueles murmurinhos de o barco sai, o barco não sai. Junto com a gente estavam pra lá de trinta pessoas que moram em Superagüi, a maioria aguardando o barco para Paranaguá afim de ir para a cidade pagar contas, receber trocados de algum benefício, comprar algumas coisinhas... Entramos no primeiro barquinho que parou no trapiche - mesmo balançando muito - e nem sequer perguntamos se ele ia mesmo para Guaraqueçaba. Depois de uns 10 minutos tomamos coragem para pedir a tal da informação e, ainda bem, era o barco certo. A viagem foi cansativa, chegamos umas 10:30 em Guaraqueçaba. Fomos para casa, comemos e partimos rumo ao Ponto de Cultura.
E dá-lhe editar imagens, escrever, conversar com o povo em uma mini-oficina de "curadoria' (ou algo do gênero) a partir das escolhas relativas às instalações a serem realizadas neste "centro de Guaraqueçaba", ou como os moradores de outras comunidades da cidade falam, simplesmente Guaraqueçaba. Explicitamos alguns critérios de escolhas das imagens e das "paisagens" que as receberão. Estes critérios foram criados a partir da proposta original do projeto e da visita às diferentes comunidades/locais que receberão as instalaçõe. Assim como a "curadoria"/"escolhas" relativas ao projeto foram abertas aos integrantes da casa do fandango, também o foram para as comunidades. Neste sentido, em cada comunidade visitada, levando em conta (na medida do possível) seus interesses e peculiaridades tais como compreendidos por seus habitantes, foi realizado de maneira informal um processo de escolhas em relação às instalações, tentando convergir os interesses do projeto aos interesses das comunidades, hora pendendo para um lado, hora pendendo para o outro.
A princípio sugerimos que uma das duas instalações de "Guaraqueçaba" fosse feita com alguma imagem resultante da oficina de digitalização de acervo que Leco ministrou no início do projeto e outra com a imagem produzida por algum aluno nas demais oficinas. Dentre as imagens de acervo selecionadas estavam a de algumas crianças guaranis e sua família; instrumentos de fandango; café sendo moído pela mãe do Zé; do grupo de teatro Fandanguará - cujo trabalho está diretamente relacionado à Casa de Fandango -; de pessoas tocando rabeca e viola; de tamancos; de uma Romaria na Barra do Ararapira e uma canoa em construção.
Levando em consideração seu conteúdo, a primeira imagem a ser escolhida foi a da Romaria pelo fato de não haver romarias por aqui fazem alguns bons anos, pela vontade declarada de alguns dos presentes de retomar essa atividade por aqui, pela qualidade da imagem, etc. O local escolhido para a mesma foi a praça em frente à Igreja Católica, tanto pela sua visibilidade e centralidade geográfica como pelo fato de ser um "morro" como a romaria de nossa imagem.
Em seguida rolou uma discussão sobre o Costão que pode ser conferida nos comentários dos dia 10/04. Depois disso fomos atrás das pessoas para ir para Rio Verde amanhã e para conversarmos sobre o Costão e sua possível instalação.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE IMAGENS E LUGARES:
- Relevância do manifestação cultural representada pela imagem e paisagem para a comunidade.
- Qualidade da representação da manifestação na imagem.
- Relevância e representatividade do sujeito da imagem para a comunidade.
- Qualidade técnica da imagem.
- Paisagem enquanto lugar de visibilidade.
- Diálogo entre paisagem e imagem.
Foto: Leco de Souza.E dá-lhe editar imagens, escrever, conversar com o povo em uma mini-oficina de "curadoria' (ou algo do gênero) a partir das escolhas relativas às instalações a serem realizadas neste "centro de Guaraqueçaba", ou como os moradores de outras comunidades da cidade falam, simplesmente Guaraqueçaba. Explicitamos alguns critérios de escolhas das imagens e das "paisagens" que as receberão. Estes critérios foram criados a partir da proposta original do projeto e da visita às diferentes comunidades/locais que receberão as instalaçõe. Assim como a "curadoria"/"escolhas" relativas ao projeto foram abertas aos integrantes da casa do fandango, também o foram para as comunidades. Neste sentido, em cada comunidade visitada, levando em conta (na medida do possível) seus interesses e peculiaridades tais como compreendidos por seus habitantes, foi realizado de maneira informal um processo de escolhas em relação às instalações, tentando convergir os interesses do projeto aos interesses das comunidades, hora pendendo para um lado, hora pendendo para o outro.
A princípio sugerimos que uma das duas instalações de "Guaraqueçaba" fosse feita com alguma imagem resultante da oficina de digitalização de acervo que Leco ministrou no início do projeto e outra com a imagem produzida por algum aluno nas demais oficinas. Dentre as imagens de acervo selecionadas estavam a de algumas crianças guaranis e sua família; instrumentos de fandango; café sendo moído pela mãe do Zé; do grupo de teatro Fandanguará - cujo trabalho está diretamente relacionado à Casa de Fandango -; de pessoas tocando rabeca e viola; de tamancos; de uma Romaria na Barra do Ararapira e uma canoa em construção.
Levando em consideração seu conteúdo, a primeira imagem a ser escolhida foi a da Romaria pelo fato de não haver romarias por aqui fazem alguns bons anos, pela vontade declarada de alguns dos presentes de retomar essa atividade por aqui, pela qualidade da imagem, etc. O local escolhido para a mesma foi a praça em frente à Igreja Católica, tanto pela sua visibilidade e centralidade geográfica como pelo fato de ser um "morro" como a romaria de nossa imagem.
Em seguida rolou uma discussão sobre o Costão que pode ser conferida nos comentários dos dia 10/04. Depois disso fomos atrás das pessoas para ir para Rio Verde amanhã e para conversarmos sobre o Costão e sua possível instalação.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE IMAGENS E LUGARES:
- Relevância do manifestação cultural representada pela imagem e paisagem para a comunidade.
- Qualidade da representação da manifestação na imagem.
- Relevância e representatividade do sujeito da imagem para a comunidade.
- Qualidade técnica da imagem.
- Paisagem enquanto lugar de visibilidade.
- Diálogo entre paisagem e imagem.
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